4 dicas importantes para aumentar a segurança contra incêndios industriais


Incêndio Indústria

Incêndios em plantas industriais ou em grandes estruturas construídas podem ter extensões gigantescas, pois dependendo do material beneficiado, matéria prima utilizada ou insumos armazenados no local, o poder de propagação e contaminação pode aumentar milhares de vezes. Além de paralisar as operações industriais, coloca em risco a vida de pessoas e o meio ambiente em caso de vazamento de substâncias tóxicas.

Neste texto, abordamos 4 dicas importantes para garantir que a sua empresa ou indústria opere com mais segurança:

1. Respeito às normas reguladoras e órgãos fiscalizadores
2. Proteção Passiva Contra Incêndios
3. Não seguir o exemplo da China
4. Ter uma boa equipe de engenharia

Normas Regulamentadoras de combate a incêndio

Para cada tipo possível de acidente existe uma norma que prevê ações e investimentos a serem feitos pelas empresas para prevenção e contenção. Além disso, há leis estaduais e nacionais que preveem os deveres a serem cumpridos pelas organizações. Qualquer empreendimento que não estiver adequado poderá ser autuado e interditado.

Em todos os casos, é preciso avaliar as normas reguladoras nacionais e internacionais e as exigências dos Corpos de Bombeiros do estado, bem como as exigências da empresa seguradora contratada pelo cliente.

Principais normas contra incêndio e órgãos fiscalizadores

As normas discorrem sobre ações e equipamentos, que todo empreendimento deve ter, de acordo com suas características físicas (escolas, lojas, residências, empresas, etc.). A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre todas as suas atribuições, estipulou algumas normas de segurança que abordam desde sistemas de detecção e alarme automático de incêndio (ABNT NBR 17240), sistemas de extinção automática de incêndio (chuveiros automáticos – sprinklers e outros sistemas especiais de água ou gases – NBR – 10897) até a brigada de incêndio (NBR – 14276). Além da Norma Regulamentadora NR 23 do Ministério do Trabalho que trata da proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho.

Há constantes atualizações das Normas e exigências dos Corpos de Bombeiros que afetam os projetos de Sistemas de Combate a Incêndio. Um dos grandes desafios da equipe de engenharia da SANDECH é manter-se atualizada para dimensionar corretamente a proteção dos ativos de seus clientes, cumprindo todas as exigências legais e normativas.

 

Proteção Passiva Contra Incêndios (PPCI)

Os sistemas contra incêndios são dimensionados levando em consideração a finalidade da construção e o número de pessoas que circulam por esses ambientes. Com isso, é possível criar estratégias de segurança para um projeto industrial que atenda às necessidades específicas do segmento e garantam mais segurança em caso de acidentes.

Os projetos de engenharia para Proteção Passiva Contra Incêndios (PPCI) visam salvar vidas, proteger ativos e garantir a segurança das edificações. Permitem isolar o compartimento afetado para que o incêndio não se alastre para outras áreas, criando tempo hábil para a evacuação das pessoas e o combate ativo através de proporcionadores de água e espuma, sprinklers, brigadas de incêndio e outros métodos de Proteção Ativa Contra Incêndios (PACI).

Um bom projeto de Proteção Passiva reduz os danos estruturais durante um incêndio.

Cada edificação precisa ser analisada pela equipe de engenharia para que seja realizado um projeto de Proteção Passiva Contra Incêndios. Em geral, são dimensionadas as compartimentações de ambientes (vertical e horizontal), e utilizados materiais que possuam aprovações internacionais e testes nacionais de resistência ao fogo para estanqueidade e isolamento térmico. Dessa forma, a propagação do incêndio para outros ambientes situados no mesmo pavimento, ou entre pavimentos, será contida.

O mau exemplo da China

Falta de investimento em segurança e recorrentes acidentes industriais

Um sistema de combate a incêndios é crucial para a proteção de ativos, mas acima de tudo, para proteger vidas e o meio ambiente.

Infelizmente, a importância de boas políticas de investimento em segurança industrial e sistemas de combate a incêndio só aparece ao constatarmos a ocorrência de acidentes. Como destaque, os subsequentes acidentes industriais ocorridos na China nos últimos 2 anos, chamam a atenção de todo o mundo.

O Global Times apurou 728 vítimas de acidentes fatais em 620 ocorrências em fábricas da indústria química na China entre 2016 e 2018.

Em março de 2019, uma tragédia com incêndio na área industrial da China matou 78 pessoas, deixando outras centenas de pessoas feridas, algumas em estado grave.

Foram constatadas 13 irregularidades nos sistemas de segurança e treinamento da fábrica, além de multas Esta, por sua vez, tem sua eficácia questionada por organizações internacionais visto que muitas operações industriais chinesas estão sofrendo com acidentes fatais noticiados em todo o mundo, desde 2018.

Acidente em Zheijang – Setembro de 2019

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/09/29/incendio-em-fabrica-no-leste-da-china-deixa-mortos.ghtml

Acidente em Yancheng – Março 2019

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/23/vai-a-64-o-numero-de-mortos-em-explosao-em-fabrica-na-china.ghtml

https://www.nytimes.com/2019/03/22/world/asia/china-chemical-plant-explosion.html?searchResultPosition=1

Os casos acima confirmam a importância de investimentos em planos de prevenções e contenções de acidentes e um bom projeto de engenharia contra incêndios industriais e edificações.

Projetos de engenharia no combate a incêndio industrial

A única forma de lidar com a prevenção de acidentes é investindo em projetos industriais que atendam todas as necessidades previstas nas normas e leis de cada segmento, garantindo que a estrutura física esteja preparada para qualquer situação de risco.

A engenharia da SANDECH possui vasta experiência em projetos de Sistemas de Combate a Incêndio em indústrias críticas como a de combustíveis e a farmacêutica, além dos principais aeroportos do Brasil.

Nossa equipe multidisciplinar faz uma análise de cenários para avaliar a infraestrutura de compartimentações horizontais e verticais, potencial de risco da construção e as melhores soluções de proteção para a sua empresa.

Como especialistas em engenharia industrial, a SANDECH otimiza o investimento, especifica e dimensiona corretamente os equipamentos necessários para uma Proteção Passiva Contra Incêndios eficiente.

Saiba mais sobre segurança ou outras disciplinas da engenharia industrial!

Fale com um especialista da SANDECH

Fontes: Globo.com, Exame, The New York Times, Global Times

Leave a Reply